O QUE SÃO CONTOS DE FADAS ?

Se quiser que seus filhos sejam brilhantes, leia conto de fadas a eles;

se quiser que sejam mais brilhantes, leia-lhes muitos contos de fadas;

e tomarão gosto pela leitura. - Albert Einstein.

 

 Para que uma historinha seja classificada como Conto de Fadas tal estrutura deve abranger 4 etapas narrativas:

1 - a travessia - que leva o heroi ou heroína a um lugar diferente, cheio de magia e fantasia. (p.ex. - Joãozinho e Mariazinha saem da casa paterna e são deixados na floresta, que representa o mundo desconhecido. A saída do lar e a caminhada pela floresta representa a travessia para um mundo desconhecido.

2 - o encontro com a presença diabólica, que pode ser uma bruxa, uma madrasta má ou alguma outra figura com características malévolas: (o encontro de Joãozinho e Mariazinha com a bruxa da casa de doces).

3 - a conquista, etapa na qual o heroi ou heroína irá travar uma luta de vida ou morte com a figura malévola do conto e que resultará na morte desta última. (Mariazinha luta com a bruxa, derrubando-a no caldeirão fervente).

4 - a celebração - onde haverá ou um casamento, ou uma reunião de família, em que estarão comemorando a morte da figura malévola e todos então poderão viver felizes para sempre. É uma catarse. (Joãozinho e Mariazinha retornam à casa paterna trazendo joias, que simbolizam o conhecimento adquirido, enriquecimento psicológico e maturidade).

      Contos ou fábulas, quando os personagens são objetos ou seres inanimados recebem o nome de apólogo. Aproveite, caro leitor/a, e leia no nosso Navegador o título Um Apólogo, onde as personagens são uma agulha e um novelo de lã.

      TIPOS DE CONTOS: