Perdão Divino X Perdão humano

 

"Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." -  Efésios 4:32

Um sábio disse: "Errar é humano; perdoar é divino". Esta verdade não é melhor entendida senão entre os verdadeiros Cristãos, porque eles conhecem pessoalmente o perdão divino. E, por isso, devemos perdoar os outros segundo o exemplo divino.

Uma das primeiras perguntas que o Homem desconhecedor de Deus faz é:

De onde vem o perdão?

- O  perdão vem de Deus - Daniel 9:9

Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; pois nos rebelamos contra ele - Mateus 9:2-6

E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados.  E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema. Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações? Pois, qual é mais fácil? dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.

Para que serve o perdão de Deus?

1 -O perdão de Deus serve para reaproximar o homem de Deus.

Isaías 59:2 (Mas as vossas iniquidades fazem separação e o vosso Deus; e encobre o Seu rosto de vós para que não vos ouça.  Romanos 3:23-26

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

2 -O perdão é a base do relacionamento entre os Cristão (Col. 3:13).

Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.

Por que os homens devem perdoar uns aos outros?

1 -Porque Deus assim o quer!  Mateus 18:21-22

Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.

2- porque só quando perdoamos é que somos perdoados. Mateus 6:14

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.

Qual a diferença do perdão de Deus para o perdão do homem?

1 - O perdão do homem é para as falhas ou queixas de outros contra si mesmo.  Lucas 17:3

 Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe.

2- O perdão de Deus é para pecados que cometemos contra a Ele.  I Reis 8:50

E perdoa ao teu povo que houver pecado contra ti, todas as transgressões que houverem cometido contra ti; e dá-lhes misericórdia perante aqueles que os têm cativos, para que deles tenham compaixão.

 Afinal, por que buscar o Perdão de Deus?

a)      Para sermos restituídos da Sua glória Rm. 3.23

b)     Para nos livrarmos da morte. Rm 6.23

c)      Para ficarmos livres de qualquer condenação. Rm. 8.1