Nosso compromisso é fazer com que crianças e adolescentes se interessem pela literatura e cresçam em caráter, aliado ao conhecimento.

edimilsopimentel2017@gmail.com

  


                  O QUE SÃO FÁBULAS ?

 

 

As Fábulas, assim como os Contos, são estórias curtas, menores que novelas (que são longas). São, grosso modo, histórias fantásticas cujos personagens são animais, os quais, nessas histórias, sentem agem e pensam como os seres humanos. As fábulas, por serem uma das mais antigas maneiras de contar histórias, veiculam uma norma de conduta para a essência humana, para expressar suas emoções e sentimentos, contêm um fundo moral para a educação humana e criticam os valores de nossa sociedade. São o rito de passagem que auxiliam a criança a lidar com o presente, preparando-a para enfrentar a vida, a sair para o mundo adulto, real. Por exemplo, futura separação da família (a criança terá que um dia sair do lar paterno), desagregação e desavenças familiares (brigas com os pais). São, enfim, uma ponte supranacional, ou seja, são historinhas provenientes de vários povos e culturas, transpostas do mundo animal para o humano, fazendo com que as crianças de todo o mundo vençam eventuais barreiras geográficas ou lingüísticas. Nos contos de fadas os dilemas existenciais da criança em formação são personificados pelos animais. Só escutando repetidamente um conto de fadas a criança amadurecerá ao inserir-se nele e, a repetição fixa-lhe na memória o admonitório.

Fábulas e contos de fadas retratam e espelham a essência humana, suas emoções e sentimentos, daí os seus derivados: algo fabuloso, fortuna fabulosa... 

O autor grego Esopo usava animais em suas fábulas. Eis a definição do que é uma fábula, segundo alguns fabulistas:

Fábula é um discurso mentiroso que retrata uma verdade.” - Theon (século I d.C.)

A fábula tem dupla finalidade: entreter e aconselhar”. - Fedro (século I d.C.)

A fábula é uma pequena narrativa que, sob o véu da ficção, guarda uma moralidade”. - (século XVII)

Contos-de-fadas - são contos de fadas, onde aparece o sobrenatural, o maravilhoso.

Contos-de-encantamento - são estórias que se caracterizem pelo relato fantástico, sobrenatural, maravilhoso; a maioria contos de fadas e duendes. Geralmente iniciam-se com a abertura "Era uma vez... " o que gera expectativa de um relato sobrenatural e insere a criança no mundo fantástico, no imaginário infantil, terminando, quase sempre  com "E viveram felizes para sempre." 

Exemplos de contos de encantamento: O Pássaro Dourado, O Gato de Botas, Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, Branca de Neve, Joãozinho e Maria. Assim, em sua estrtutra textual há sempre a inserção de um elemento mágico, caracteristica do sobrenatural e fantástico. 

 

 

Versão para impressão