OS TRES LEÕEZINHOS
Era uma vez, numa determinada floresta, uma leoa-mãe havia dado à luz 3 leõezinhos bem bonitinhos: O Rax, o Rix e o Rex. Um dia o macaco, representante eleito dos animais súditos, malandro e puxa-saco, fez uma reunião com toda a bicharada da floresta e...
 
Você é nosso visitante número:
Visitantes online
O melhor, mais ilustrado e completo site de fábulas e contos do mundo é brasileiro.
 
 
    
 
 
           CARTILHA
Amigos, colegas,  parentes
três laços tênues e aderentes
que brotam em dias de fartura
mas nos dias da amargura
nenhum dos três aparece.
 
Portanto, meu filho, acesse
sempre esse site matreiro
na hora do aperto e da dor
há sempre um pai provedor
a lhe socorrer com dinheiro.
 
a vida só é dura pros molengas
preguiçosos e capengas
mas pro homem, para o macho
É moleza, é o que eu acho.
 
 
você  é homem ou um rato ?
diz que sou crica, que sou chato
e lhe deixo em parafuso
 
mas cuidado com os "amigos"
trabalhe e estude aos domingos
poupe e não fique confuso:
 
"Em tempos de bonança,
coloque na poupança;
pois na hora da escassez,
fica nenhum dos três"
Fui.
 
Autor Edimilso Pimentel
 
    Tudo começou de leve, na Revolução Industrial, na Inglaterra. Depois o mercado de trabalho sofreu e teve um revés com o advento feminista de direitos humanos e sua consequente inserção nos postos de trabalho. notadamente após a I e II guerra mundiais, quando os homens iam para as frentes de batalha e as mulheres assumiam os negócios da família e a posição dos homens no mercado de trabalho. Hoje a visão e o papel da mulher na sociedade nos diz que esta não é mais apenas uma mera componente, mas sim uma auxiliadora e, quando não raro, O Cabeça da Família. 
    Conforme é sabido, os países ricos só alcançaram uma estabilidade graças à atuação sábia em termos de finanças e de Banco Central. O Brasil caminha também para isso. Está ajeitando as finanças, combatendo a corrupção e controlando a inflação. Só que, até chegar a esse patamar, teve que tomar algumas medidas drásticas e seguir certos critérios e parâmetros ditados pelo FMI e pelos Grandes G9. Tem e teve que fazer isso para não ficar tomando sempre recorrendo ao FMI para tomar empréstimo.   EUA estão se quebrando por conta de seus gastos com a “suposta” guerra contra o terrorismo. Japão, China, Alemanha e União Européia estão crescendo porque fazem poupança, não têm gasto excessivo com superfluidades (no caso, guerra) e podem dar-se ao luxo de emprestar dinheiro e comandar as finanças a nível mundial.
       No plano pessoal e familiar, o que estamos lhe “emprestando”, deverá, em contrapartida, ter uma contraprestação para que você siga o caminho certo da sustentabilidade e independência pessoal e familiar:
 
1º - Logo que começar a fazer os primeiros bicos de filmagem, deverá abrir uma poupança e, depositar pelo menos cem a duzentos reais mensais a título de "devolução"  para que, se ocorrer novamente algum imprevisto, você não seja surpreendido com as calças na mão e com o pires na outra a pedir dinheiro emprestado.   Tem que ser, conforme você sabe, independente.  Com isso você mostrará que estará caminhando rumo à independência, tomando essa primeira atitude.
2º - Mulher tem que trabalhar e estudar.  Talvez especializar-se em edição. Nunca irá sair para trabalhar e estudar se começar a encontrar pedras no caminho e vir nelas montanhas intransponíveis, leões e dificuldades, conforme Provérbios, 22.13. Se ficar se escorando na filha, dizendo que não encontra creche, as duas irão ficar sempre se escorando em você. E você empurrando locomotiva montanha acima e puxando um vagão. Assim que, empurrar um trator morro acima e ainda por cima puxar alguns vagõezinhos é um trabalho para Sísifo, da mitologia grega, coisa do passado, o qual foi condenado a empurrar uma pedra morro acima e, chegando lá no topo ela rolava novamente, sem progresso aparente.
 
3º - Racionalizar.  "Qualquer tostão custa os culhão". Quando sair de casa, racionalizar:  fazer no máximo duas saídas por semana, aproveitar o caminho para efetuar os pagamentos, ir às compras, lazeres e afazeres etc.
 
4º -  Quem não se previne, em tese, está proibido de ficar doente, de comprar remédios e de ser acometido por algum imprevisto ou infortúnio.  Quem é inteligente, poupa.
 
5º - Queremos receber todo santo mês, e sem necessidade de cobrança, fotocópia dos pagamentos de aluguel, luz, telefone, condomínio e do carro, e poupança, pois só assim saberemos que você estará trilhando o caminho certo. Ou estamos errados ?
 
luta, luta e recomeça
se puderes agora
levanta. sem demora
corre,  sem pressa.
 
teus pés dóem, eu sei
nesse caminho duro,
mas colherás no futuro
os frutos dessa grei.
 
anda, bora, corre e voa.
mas estuda, não fique à toa
e se não alcançares
vai, busca outros ares.
 
e nunca dá-te por saciado,
e nunca dá-te por vencido
pois uma vez combalido
o valente cai alquebrado
 
És Homem ou és um rato ?
a escolha te deixa em parafuso
te deixa algo confuso
morar em casa ou no mato
é algo sério, algo chato.
 
Versão para Impressão     



 Envie seu comentário abaixo
Nome: 
E-mail: 
Comentário: 
 Código de validação: 
22277
 
  FÁBULAS
CONTOS
CONTOS de FADAS
ARTIGOS
CRÔNICAS
  LENDAS
FOLCLORE
PARLENDA
TRAVA-LÍNGUAS
1001 PERGUNTAS
DiTADOS POPULARES
CHARADAS
PIADAS
MITOLOGIA GRECO-ROMANA
POESIAS
RELIGIÃO
BIOGRAFIAS
PARTITURAS
CANTINHO DO ALUNO
LOGIN / LOGOUT