OS TRES LEÕEZINHOS
Era uma vez, numa determinada floresta, uma leoa-mãe havia dado à luz 3 leõezinhos bem bonitinhos: O Rax, o Rix e o Rex. Um dia o macaco, representante eleito dos animais súditos, malandro e puxa-saco, fez uma reunião com toda a bicharada da floresta e...
 
Você é nosso visitante número:
Visitantes online
O melhor, mais ilustrado e completo site de fábulas e contos do mundo é brasileiro.
 

 

ISTAMBUL - TURQUIA

 

Chegada a Istambul e hospedagem no bairro Sultanahmet, no  www.hotelishakpasa.com

Vista do Estreito de Bósforo e  torres da Muralha de Constantinopla a partir da varanda do quarto do hotel Ishak Pasa.

Hotel Ishak Pasa, todo emperiquitado. 

 

 O Hotel Ishak Pasa onde ficamos hospedados, no Sultanahmet, está anexo à Grande Muralha de Constantinopla. Circundando a cidade encontramos as muralhas construídas no século V, pelo Imperador Theodosio II. Essas  muralhas das quais grande parte já foi restaurada, estende-se por 7 km desde o mar de Marmara até o Corno de Ouro. Com toda uma série de torres e fossos, é considerada uma das maiores fortalezas da época do Cristianismo.

Jardim do Palácio Topkapi.

 Entrada do Palácio Topkapi. Situado na península que domina o Corno de Ouro, o Bósforo e o mar de Marmara o complexo do palácio esta rodeado por vinte quilômetros de muralhas. É um dos maiores e mais antigos palácios do mundo. Foi construído em 14 anos pelo Sultão Mehmet II sendo acabado em 1479. Típica edificação de palácio turco tem uma série de pátios arborizados conectados por três grandes construções sendo que a principal delas é o Harém. O Harém era o reino doméstico do sultão, formado de aproximadamente 400 quartos e ali viviam as esposas, crianças, eunucos e concubinas em eterno cativeiro.

 Parte interna do portal do Palácio Topkapi.

Cúpula interna, alta, do portal de entrada do Palácio Topkapi

 

Igreja de Hagia Santa Sofia (hoje transformada em museu). Localizada ao lado do Palácio Topkaki e a 500 metros da Mesquita Azul. O Topkapi está ao lado direito de quem vê, e a Mesquita Azul está ao lado esquerdo de quem vê. Construída em seis anos pelo imperador Justiniano em 532 DC pelos arquitetos Antheminus da cidade de Tralles e Isidorus da cidade de Miletos. A Santa Sofia foi originariamente a maior igreja do mundo cristão por mil anos. Foi reconstruída em 558 DC após um terremoto ocorrido em 556 que destruiu a cúpula central. Em 1453, o sultão Mehmet II conquistou Istambul converteu a basílica em mesquita. Atualmente os mosaicos cristãos e a caligrafia islâmica testemunham a beleza espiritual e a harmonia de ambas religiões.

 

 Mesquita Azul, do sultão Ahmet. Vista de frente.

Mesquita Azul, do sultão Ahmet. Vista do pátio interior. Construída entre 1609 e 1616 por Mehmet Aga, discípulo do grande arquiteto turco Sinan. Imponente com seus 6 minaretes e suas 260 janelas, foi construída originalmente como um grande complexo onde havia: o bazar coberto, banho turco, refeitório para os pobres,  hospital, escola islâmica e posteriormente a tumba do Sultão Ahmet. Infelizmente atualmente não resta muito desta estrutura original. O interior da mesquita esta revestido  com 20.000 azulejos, todos feitos à mão no século 17.

 

 Grand Bazar - parte interna. Um dos mais antigos bazares cobertos do mundo, é um labirinto que contém mais de 4000 lojas de todos os tipos como: tapetes, temperos, joalherias, lojas de artigos de couro, antiquários, lojas de lembranças e roupas. O Grande Bazar está localizado na praça de Beyazit no fim da Yeniceri Caddesi ( Avenida dos Janizaros).

Churrasco grego, que na verdade é turco. 

 Parte interna do Grand Bazar e uma de suas milhares de lojas.

 Parte interna do Grand Bazar e uma de suas milhares de lojas.

Os turcos pitam mais que o caipora. Esse aqui nem na hora de lavar o buzão e falar ao celular larga o pito.

 

 
Versão para Impressão     
   
Nome:   Roberto
Comentário:  TURQUIA VIDÃO....



 Envie seu comentário abaixo
Nome: 
E-mail: 
Comentário: 
 Código de validação: 
45036
 
  FÁBULAS
CONTOS
CONTOS de FADAS
ARTIGOS
CRÔNICAS
  LENDAS
FOLCLORE
PARLENDA
TRAVA-LÍNGUAS
1001 PERGUNTAS
DiTADOS POPULARES
CHARADAS
PIADAS
MITOLOGIA GRECO-ROMANA
POESIAS
RELIGIÃO
BIOGRAFIAS
PARTITURAS
CANTINHO DO ALUNO
LOGIN / LOGOUT